Viagem no tempo... Uma lição de história

Outras Receitas Conventuais

Neste espaço publicaremos outras receitas conventuais, que eram também confecionadas no Mosteiro de Odivelas e também de outras proveniências, mas exclusivamente conventuais.

Pretendemos enriquecer estas páginas com mais receitas de acordo com oportunas pesquisas, e também com o precioso contributo dos nossos visitantes que connosco queiram compartilhar alguns segredos conventuais que consigo guardem.

 

 

Tabefe *

Ingredientes:
480 Gr de açúcar
5 Claras de ovo
Cascas de limão
Canela

Faz-se o açúcar em ponto de rebuçado, e deitam-se-lhe, fora do lume as claras (já previamente muito bem batidas, de modo a ficarem como espuma de sabão), junta-se uma ou mais cascas de limão inteiras, para aromatizar e mexe-se tudo, sempre à roda, e para o mesmo lado, até que esteja frio. Deitam-se em tacinhas com canela por cima.

 

Marmelada crua *

Seguir o mesmo processo que para a marmelada branca, mas em vez de ser passada por peneira, é desfeita com a colher, mas sem água; põe-se a escorrer num passador e não se deixa arrefecer, para depois se deitar no açúcar.
Depois de desfeita não volta ao lume e o marmelo é pesado em cru.

 

Trouxas de ovos *

Ingredientes:
24 Ovos
480 Gr de açúcar

Fazem-se ovos reais e ovos-moles. Tira-se uma porção de ovos reais do tamanho da trouxa que se pretende fazer e alarga-se na palma da mão. Deita-se uma colher de ovos-moles sobre a capa dos fios e embrulha-se de modo que os ovos-moles fiquem cobertos.
Faz-se açúcar em ponto de espelho, do que se tira para um tachinho q.b. para, uma a uma ir passando as trouxas. Colocam-se no açúcar e vão-se voltando, de modo que tomem cor e vão-se pondo num passador para enxaguarem.
No tachinho, deitaram-se uns pauzinhos de canela.

 

 

Bolos de raiva do Rato *

Ingredientes:
480 Gr de manteiga amassada
480 Gr de açúcar
4 ovos
480 Gr de farinha
480 Gr de sêmola

Mistura-se a manteiga com o açúcar muito bem; depois a pouco e pouco, deitam-se-lhe os ovos, a farinha e a sêmola; quando estiver tudo bem misturado e amassado, deixa-se descansar durante meia hora, bem abafado.
Do tamanho de um sabonete, tendem-se as broas entre as mãos, e vão ao forno separadas umas das outras, fazendo-se-lhes uma covinha no meio.

 

 

Bolos podres *

Ingredientes:
480 Gr de açúcar
3 Lt de azeite
½ Lt de mel
2 Chávenas medias de cravo
2 Colheres de chá de canela
960 Gr de farinha
480 Gr de sêmola

Fervem-se o açúcar com o azeite, o mel, as 2 chávenas médias de cravo e 2 colheres de chá de canela. Com isto escaldam-se a farinha e a sêmola e abafa-se um pouco. Seguidamente amassa-se com quem esfarela a farinha por um pedaço, até que a massa fique unida. Volta-se a abafar e após 4 horas tendem-se os bolos e vão ao forno.

 

Filhoses *

Ingredientes:
12 Gemas
2 Claras
Fatias de pão duro bem finas
Açúcar
Granjeias

Batem-se as gemas com as 2 claras, vão-se passando as fatias de pão pelos ovos e vão-se deitando em calda de açúcar que deve estar quase em ponto: continua-se sempre assim, repetindo as passagens pelo açúcar até estas fatias ficarem bem grossas, pondo-se depois num prato com açúcar e granjeias por cima.

 

Tigelada de leite *

Ingredientes:
1 Lt de leite
6 Gemas de ovos
Pão de 16 esfarelado q.b.
3,5 Kg de açúcar
Canela q.b.

Batem-se todos os ingredientes muito bem e deitam-se num pires. Vai ao forno a corar por cima e no final deita-se canela.

 

Papos de Anjo *

Ingredientes:
480 Gr de açúcar
3 Gemas de ovo

Põem-se o açúcar em ponto de espelho; faz-se as gemas de fio de ovos, que se penduram a escorrer; de igual modo, formam-se as outras meadas e ao açúcar restante,  que só se acrescentará se necessário, se dará o ponto de espelho mais alto. Tira-se do lume e batendo-o muito bem deita-se sobre as meadas, conservando-as penduradas, até escorrerem completamente.

 

Pudim de pão *

Ingredientes:
1 Lt de leite
1 Colher de chá de noz-moscada
60 Gr de canela:
480 Gr de açúcar:
Água-de-flor de laranjeira, q.b.
120 Gr de manteiga:
480 Gr de pão
12 Gemas de ovo
1 Colher de sopa de queijo flamengo

Numa tigela mexe-se todos os ingredientes muito bem. Deita-se numa forma untada com manteiga e vai ao forno.

 Ir para cima^

Login